CONTATO
(85) 3206-6840 / (85) 3206-6841 / (85) 3206-6828 / (85) 3206-6845
midias1942@gmail.com
Segunda - sexta
- 07h às 17h
oNDE ESTAMOS
O Instituto Hélio Góes, escola mantida pela Sociedade de Assistência aos Cegos, instituição filantrópica sem fins lucrativos. Foi criado em agosto de 1943, há 79 anos de existência, educando, reabilitando pessoas com deficiência visual, trazendo luz para a vida de muitos que acreditavam que a cegueira era o fim. Hoje dando continuidade com os legados deixados, garantimos a efetivação da inclusão escolar.
Temos uma equipe de profissionais habilitados para atender qualquer criança. Sendo uma instituição realmente inclusiva, promovendo um ensino de qualidade baseada na LDB.
Complementamos o currículo educacional com os seguintes atendimentos: projetos de leitura desenvolvidos na Biblioteca, aulas no laboratório de informática, aulas de música e de musicoterapia, aulas de teatro, aulas de dança, aulas de judô, atividades em museus, teatros, cinemas, aulas de xadrez, esportes adaptados, participamos de olimpíadas e de vários concursos educacionais, além dos livros adaptados para cada necessidade educacional e acesso aos áudios livros.
Nosso lema: Ensinando A VER O MUNDO.
A Educação Infantil é um espaço construído em parceria com a fundação Telefônica VIVO, estruturado e mobiliado com muito amor, carinho e dedicação. As turmas recebem crianças a partir dos 4 e 5 anos de idade, e os professores realizam estímulos sensoriais com ações ligadas ao tato, visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição, num processo progressivo de interações motoras, sociais e educacionais, construindo uma base solida.
O Instituto Hélio Góes é referência em atendimentos para os alunos do 1º ao 9º ano, com turmas reduzidas, de até 8 alunos, livros didáticos acessíveis e adaptados individualmente, contribuindo com a formação de crianças e adolescentes com deficiência visual a desenvolver suas potencialidades, são incentivados a resolver desafios e autonomia para o seu engajamento social e, futuramente, profissional.
Realiza um trabalho pedagógico especializado com as limitações de aprendizagem do estudante, potencializando o ensino dos alunos com deficiência, promovendo o acesso a aprendizagem e participação no ensino regular.
O espaço Maker é um ambiente diferenciado, com objetivo de viabilizar aos alunos com deficiência visual a oportunidade de realizar diversas tarefas criativas, de conhecer e aprender novas habilidades a partir da construção dos projetos propostos, tornando o aprendizado um processo prazeroso e totalmente tátil.
O espaço Maker é um ambiente diferenciado, com objetivo de viabilizar aos alunos com deficiência visual a oportunidade de realizar diversas tarefas criativas, de conhecer e aprender novas habilidades a partir da construção dos projetos propostos, tornando o aprendizado um processo prazeroso e totalmente tátil.
O objetivo da informática educativa é possibilitar a utilização do computador para a descoberta de informações e a construção do conhecimento, com acesso à internet e softwares educativos com voz. Ocorrem aulas de diferentes disciplinas em parcerias e incentivo do professor.
As aulas de musicalização para os alunos, trazem muitos benefícios, auxilia no aprendizado, ajuda a lidar com os próprios sentimentos, estimula a coordenação motora e a percepção sonora, promovendo a socialização e inclusão.
Projetos em parceria com a Enel Ceará e ADESUL. São ofertados Xadrez, Judô e Goalball para alunos com deficiência visual, respeitando as diferenças dos indivíduos e realizando algumas adaptações. Com treinos semanais e participações em jogos e campeonatos, ajudando a saúde física e mental melhorando assim a qualidade de vida.
A imprensa braille é um equipamento utilizado para produzir textos em Braille, que é um sistema de escrita tátil para pessoas com deficiência visual. A imprensa braille consiste em uma série de pinos que podem ser ajustados para formar os caracteres Braille em papel especial.
A pessoa que produz o texto em braille utiliza uma máquina de escrever especial chamada de “perkins brailler” para digitar o texto em papel. Em seguida, o papel é colocado na imprensa braille, que pressiona os pinos para criar a superfície em relevo do Braille.
A imprensa braille é um equipamento importante para a produção de materiais educacionais e literários para pessoas com deficiência visual, permitindo que elas tenham acesso ao conhecimento de forma acessível e inclusiva.
O setor do Livro Falado grava livros, apostilas e provas lidos por pessoas voluntárias para o acervo da Biblioteca Braille, para a biblioteca virtual e para atender demandas da escola. Todos os voluntários são inscritos previamente no Serviço Social de acordo com Lei n° 18/02/1998.
O setor do Livro Falado grava livros, apostilas e provas lidos por pessoas voluntárias para o acervo da Biblioteca Braille, para a biblioteca virtual e para atender demandas da escola. Todos os voluntários são inscritos previamente no Serviço Social de acordo com Lei n° 18/02/1998.
A Biblioteca Braille do Instituto de Cegos é um espaço cultural acessível a pessoas de boa visão e com deficiências visuais matriculadas na Escola Instituto Hélio Góes como também é disponível a todas as pessoas com deficiência visual assistidas pela Sociedade de Assistência aos Cegos ou que façam parte da comunidade. A biblioteca conta com diversos acervos, como livros em tinta, braille e caracteres ampliados.
Reorganizada em 1994, com o objetivo de integrar os alunos e assistidos da Sociedade de Assistência aos Cegos à sociedade inclusiva, que usa facilitar e incentivar a todos os usuários por meio de uma biblioteca adaptada com atividades diversas levando ao aluno o desejo de se tornarem leitores fluentes.
Com o intuito de suscitar o imaginário infantil e juvenil, são realizadas diversas atividades e fontes de leitura constantes na biblioteca Braille.
Encontro de escritores dedicado à apresentação do mundo literário aos alunos, método de incentivar a imaginação e cativar os alunos a escrever seus próprios textos. Público alvo: Livre
É um projeto voltado a estimular à escrita e a reflexão sobre a criatividade e expressão de sentimentos. Desenvolver, estimular o desejo de apreciar, produzir e contextualizar poesias e prosa de uma forma significativa e prazerosa
É um projeto que tem o objetivo de ajudar uma família ou Instituição, visando às necessidades momentâneas. Sensibilizando familiares, alunos e funcionários da Sociedade de Assistência aos Cegos. Despertando o sentimento solidário.
É um projeto criado com a finalidade de estimular a criatividade e desenvolvimento da leitura por meio de oficinas e gravações de histórias no setor do Livro Falado. Participam do projeto alunos do Instituto Hélio Góes, filhos de funcionários e crianças da comunidade. Com idades de 7 a 12 anos.
É um projeto voltado ao incentivo à leitura das turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo principal é despertar e incentivar o gosto pela leitura.
Envolver a criança no mundo da imaginação mostrando toda capacidade de desenvolver a criatividade do aluno por meio da escrita e do desenho. Resultando na produção de um livro individual ou coletivo. Trazendo a criança para o mundo literário.
São estantes expostas nos setores da área da saúde da Instituição, incentivando a leitura de clientes á espera de atendimento médico.
Projeto que traz a magia do natal para nossas crianças.
Parcerias com outras Instituições onde desenvolvem-se projetos individuais ou Institucionais com o objetivo de trocar conhecimentos.
Edição de um informativo mostrando os trabalhos realizados na Sociedade de Assistência aos Cegos.
Pix
CNPJ: 07.018.138/0001-67
TED – Banco do Brasil
Ag: 2937 – 8
Conta Corrente: 119980-3
CNPJ: 07.018.138/0001-67
Sociedade de Assistência aos Cegos
Fale Conosco