A tenacidade dessas Diretorias em promover o cumprimento das metas estatutárias da SAC, fez com que cada uma delas usando os recursos existentes em seus respectivos períodos, conseguissem com muita dedicação criar, implantar, promover a independência financeira e modernizar esta entidade através de uma atuação competente nas áreas da EDUCAÇÃO e SAÚDE, a ponto torná-la ao longo do tempo, um modelo moderno de entidade filantrópica.
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO a SAC é mantenedora dos seguintes setores:
Escola de Ensino Regular – fundado em 1943 sob o nome Instituto de Cegos do Ceará, é a escola pioneira em todo estado para a educação de deficientes visuais. Após o falecimento do Dr. Hélio Góes Ferreira em 1976, recebeu por sugestão do Dr. Waldo Pessoa o nome que hoje detém, numa justa homenagem do fundador desta entidade. Empregando o método Braille para portadores de cegueira total, e usando caracteres aumentados para portadores de visão subnormal, recebem em ambos os casos a orientação de uma equipe interdisciplinar, composta de Psicóloga, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Oftalmologista, Orientação e Mobilidade e Serviço Social. Todo seu corpo docente é especializado em Deficiência Visual. Atendimento filantrópico.
NA ÁREA DE SAÚDE a SAC é mantenedora dos seguintes setores:
Hospital Oftalmológico – criado em 1966 pelo Rotary Clube, recebeu inicialmente o nome de Centro Cirúrgico Casa da Amizade. Em 1980 foi totalmente reformado e equipado sob os auspícios do Sr. Alberto Baquit. Esse hospital é responsável por todos os eventos cirúrgicos oftalmológicos de pequeno, médio e grande porte, inclusive transplante de córnea e exames especiais sob sedação.
Banco de Olhos do Ceará – fundado em 1976, pelo oftalmologista Dr. Francisco Waldo Pessoa de Almeida, recebeu inicialmente o nome de Banco de Olhos Dr. Hélio Góes Ferreira, passando pouco tempo depois a receber o nome que até hoje ostenta. Foi o primeiro banco de olhos a ser fundado no Ceará. Atualmente está situado no HGF, este banco de olhos armazena as córneas doadas.
Clínica Oftalmológica – criada em 1985, esse setor atende aos portadores de patologias oftalmológicas diversas, através de consultas, exames especializados e de procedimentos cirúrgicos. Atende a clientela proveniente de vários convênios, popular e SUS. Mantém atendimento filantrópico a todos os deficientes visuais assistidos pela SAC, bem como aos oriundos das Campanhas de Prevenção à Cegueira.
Tivemos a imensa felicidade de ter confirmada ao vivo toda essa trajetória da SAC que vai da sua implantação, aos primeiros quatro anos de funcionamento com imensa riqueza de detalhes, pelo seu 1º Presidente, Padre Arquimedes Bruno (1942/1946), em visita a esta casa, em outubro de 1997. Morando na França desde os anos sessenta, Padre Arquimedes ficou visivelmente emocionado ao rever esta entidade e definiu a SAC, como uma obra “fruto de uma série de corações sensíveis às necessidades do próximo e de vontades decididas em provar o valor do homem diminuído numa parte do seu esforço, mas íntegro na capacidade do seu espírito.”