Quem Somos

Nossa história

S A C, uma história que Só o Amor Constrói

A história da Sociedade de Assistência aos Cegos – SAC, é feita de inúmeros atos de amor, coragem e acima de tudo, da crença de que todos os seres foram criados por Deus, não importando sua cor, raça, credo ou limitações.

Fundada em 1942, vivia o mundo sob os auspícios da 2ª Grande Guerra Mundial, época em que a marca qualitativa da valorização do homem dava-se em razão de determinados requisitos estéticos hereditários e não em razão de seus valores morais.

Foi exatamente nesse conturbado período da humanidade que o médico oftalmologista Dr. Hélio Góes Ferreira, Padre Arquimedes Bruno e Desembargador Eugênio Avelar Rocha, iniciaram nesta entidade esse sublime trabalho em favor do ser humano, visando liberta-lo de sua obscuridade e limitações, dedicando assim, grande parte de sua existência em prol dessa causa que foi seu ideal de vida. Quando partiu em 1976, deixou implantada na consciência de seus seguidores esse mesmo ideal que os levou também a investirem suas existências no sentido de vencer os desafios que lhes foram impostos e de provar que o HOMEM enquanto SER, é capaz de transpor qualquer obstáculo.

Há de ressaltar o notável trabalho do ROTARY que sempre ajudou a Sociedade de Assistência aos Cegos desde a sua criação até a inauguração do Bloco Cirúrgico Casa da Amizade. Referido Centro foi construído com a renda da Festa das Nações de 1966 idealizada pela 10ª Região Militar e Casa da Amizade.

Portanto, no dia 02 de agosto de 1942, foi instalada a Assembleia Geral de Fundação da Sociedade de Assistência aos Cegos, no Clube Iracema, situado à Rua Coronel Bezerril, 751 – 2º andar em Fortaleza – CE.

 

De 1942 a 2015, foram eleitos 12 presidentes na Sociedade de Assistência aos Cegos que juntamente com os demais Diretores, tiveram em suas respectivas épocas, sob o peso de muito trabalho e até mesmo de sacrifícios pessoais, decisiva participação não só na implantação como também no aprimoramento das metas estatutárias desta entidade. São eles:

Gal_P01

Padre Arquimedes bruno

1º Presidente (1942/1946)

Dr. joão mattos

2º Presidente (1946/1952)

professor raimundo gomes

3º Presidente (1952/1961)

dr. waldemar de Alcântara

4º Presidente (1961/1964)

desembargador Eugênio avelar rocha

5º Presidente (1964/1968)

dr. hélio góes Ferreira

6º Presidente (1968/1976)

Coronel josé bezerra de arruda

7º Presidente (1976/1980)

dr. francisco waldo pessoa de almeida

8º Presidente (1980/1996)

sra. maria josélia sá e almeida

9º Presidente (1996/2003)

Dr. Francisco Waldo Pessoa De Almeida

10º Presidente (2003/2006)

Sra. Maria Josélia Sá E Almeida

11º Presidente (2006/2015)

A tenacidade dessas Diretorias em promover o cumprimento das metas estatutárias da SAC, fez com que cada uma delas usando os recursos existentes em seus respectivos períodos, conseguissem com muita dedicação criar, implantar, promover a independência financeira e modernizar esta entidade através de uma atuação competente nas áreas da EDUCAÇÃO e SAÚDE, a ponto torná-la ao longo do tempo, um modelo moderno de entidade filantrópica.

 

NA ÁREA DA EDUCAÇÃO a SAC é mantenedora dos seguintes setores:

Escola de Ensino Regular – fundado em 1943 sob o nome Instituto de Cegos do Ceará, é a escola pioneira em todo estado para a educação de deficientes visuais. Após o falecimento do Dr. Hélio Góes Ferreira em 1976, recebeu por sugestão do Dr. Waldo Pessoa o nome que hoje detém, numa justa homenagem do fundador desta entidade. Empregando o método Braille para portadores de cegueira total, e usando caracteres aumentados para portadores de visão subnormal, recebem em ambos os casos a orientação de uma equipe interdisciplinar, composta de Psicóloga, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Oftalmologista, Orientação e Mobilidade e Serviço Social. Todo seu corpo docente é especializado em Deficiência Visual. Atendimento filantrópico.

 

NA ÁREA DE SAÚDESAC é mantenedora dos seguintes setores:

Hospital Oftalmológico – criado em 1966 pelo Rotary Clube, recebeu inicialmente o nome de Centro Cirúrgico Casa da Amizade. Em 1980 foi totalmente reformado e equipado sob os auspícios do Sr. Alberto Baquit. Esse hospital é responsável por todos os eventos cirúrgicos oftalmológicos de pequeno, médio e grande porte, inclusive transplante de córnea e exames especiais sob sedação. 

 

Banco de Olhos do Ceará – fundado em 1976, pelo oftalmologista Dr. Francisco Waldo Pessoa de Almeida, recebeu inicialmente o nome de Banco de Olhos Dr. Hélio Góes Ferreira, passando pouco tempo depois a receber o nome que até hoje ostenta. Foi o primeiro banco de olhos a ser fundado no Ceará. Atualmente está situado no HGF, este banco de olhos armazena as córneas doadas.

 

Clínica Oftalmológica – criada em 1985, esse setor atende aos portadores de patologias oftalmológicas diversas, através de consultas, exames especializados e de procedimentos cirúrgicos. Atende a clientela proveniente de vários convênios, popular e SUS. Mantém atendimento filantrópico a todos os deficientes visuais assistidos pela SAC, bem como aos oriundos das Campanhas de Prevenção à Cegueira.

 

Tivemos a imensa felicidade de ter confirmada ao vivo toda essa trajetória da SAC que vai da sua implantação, aos primeiros quatro anos de funcionamento com imensa riqueza de detalhes, pelo seu 1º Presidente, Padre Arquimedes Bruno (1942/1946), em visita a esta casa, em outubro de 1997. Morando na França desde os anos sessenta, Padre Arquimedes ficou visivelmente emocionado ao rever esta entidade e definiu a SAC, como uma obra “fruto de uma série de corações sensíveis às necessidades do próximo e de vontades decididas em provar o valor do homem diminuído numa parte do seu esforço, mas íntegro na capacidade do seu espírito.”

Estrutura organizacional

Diretoria Executiva

Sra. Maria lizélia Sá e almeida soares

12º Presidente (2015/2024)

Sra. Maria Josélia Sá E Almeida

Vice-Presidente

diretores

Lia almeida

Diretora Administrativa

dr. alexandre teles

Diretor de Saúde

Dra. Fabiane miranda

Diretora Financeira

Gestores

Cássia aquino

Gestora de Saúde

Rutilene sousa

Gestora de Educação

Socorro alencar

Gestora Administrativa

escola

Luiza Emília

Diretora Escolar

Juliana durand

Coordenadora Reabilitação

Andréia barros

Coordenadora Escolar

causa social

Seja luz para alguém que não enxerga

Faça  a  sua  consulta oftalmológica  no Instituto  de  Cegos  e  contribua  com  a  manutenção  da  nossa  grande  obra filantrópica.

Venha se consultar na nossa Clínica Oftalmológica, realizar sua cirurgia no nosso Hospital  e consulte in loco  o  quanto fazemos por crianças, jovens e  adultos  com  deficiência  visual  através dos recursos advindos da área da saúde.

Deixe seus olhos saudáveis, consultando-os na nossa clínica oftalmológica, assim você ajudará a iluminar a plena cidadania das pessoas cegas, através do nosso trabalho filantrópico.

Temos uma equipe de profissionais habilitados para atender qualquer criança. Sendo uma instituição realmente inclusiva, promovendo um ensino de qualidade baseada na LDB.

Complementamos o currículo educacional com os seguintes atendimentos: projetos de leitura desenvolvidos na Biblioteca, aulas no laboratório de informática, aulas de música e de musicoterapia, aulas de teatro, aulas de dança, aulas de judô, atividades em museus, teatros, cinemas, aulas de xadrez, esportes adaptados, participamos de olimpíadas e de vários concursos educacionais, além dos livros adaptados para cada necessidade educacional e acesso aos áudios livros.

Transparência e Governança

Documentos

Resultado final do Programa de Fellowship em Oftalmologia Baixa Visão/Estrabismo 2024-25

Classificados:

OUVIDORIA

Valorizamos o seu feedback e acreditamos na importância de manter uma comunicação aberta e transparente com nossos clientes. Se você tiver alguma dúvida, sugestão, elogio ou desejar relatar qualquer questão relacionada aos nossos produtos ou serviços, estamos aqui para ouvir você

(85) 99909-0437

midias1942@gmail.com

oNDE ESTAMOS
Links úteis
Siga-nos nas redes sociais:
Contato
Endereço

Site produzido por Agência Seis e Marketing

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados